
Em termos simples, o reforço do solo é uma técnica usada para melhorar a rigidez e a resistência do solo usando métodos de geoengenharia. Antigamente, fibras naturais eram usadas para reforçar o solo. Essa técnica antiga não tinha um alto rendimento e exigia muito tempo para a recuperação do solo. Saiba mais sobre as técnicas mais avançadas de trabalho do solo neste artigo da RFS Engenharia.
Na engenharia geotécnica, o solo é restaurado e reforçado com a distribuição de minerais e nutrientes. O reforço do solo é necessário em terrenos com alto risco de erosão. É particularmente útil em áreas com solo mole, pois não fornece suporte adequado para nenhuma construção ou edificação. Esse tipo de solo também é altamente suscetível a diversos fatores ambientais e naturais, como alta compressibilidade, baixa resistência ao cisalhamento, mudanças de temperatura, etc.
No reforço do solo, diferentes técnicas de engenharia são utilizadas para aumentar a resistência do solo. Um produto disponível são as geogrelhas.
As geogrelhas são mais comumente utilizadas no reforço de solos, pois são projetadas para serem extremamente duráveis e resistentes. Produtos geotêxteis são outra opção popular, pois são econômicos, mais rentáveis e altamente adaptáveis. Isso serve para maximizar a reprodutibilidade do solo e engrossar o volume do solo, aumentando sua resistência.
Um geotêxtil é um tecido permeável. Em geotecnia e bioengenharia, é usado para separação, filtragem, proteção, reforço e drenagem do solo. Permite uma troca bidirecional: através da fibra e dentro da fibra. Com mais de 80 aplicações, os geotêxteis são fabricados com polímero, propileno ou polietileno de alta densidade, dependendo das necessidades do solo. Geralmente, existem três tipos de métodos de fabricação para geotêxteis: prensagem, feltragem e tecelagem.
Como é feito o reforço do solo?
O reforço do solo é realizado pela colocação de elementos de tração no solo para aumentar sua estabilidade e resistência naturais. Isso é alcançado colocando os elementos de reforço em contato com as superfícies do agregado e da sub-base da massa de solo. Quando a pressão sobre a massa de solo causa uma deformação nas armaduras, cria-se uma carga de tração que pode resistir à movimentação do solo e fornecer suporte adicional para maior resistência. Dessa forma, cria-se um sistema de reforço do solo que proporciona maior resistência ao cisalhamento do que a massa de solo isoladamente.
- Junta elastomérica
- Injeção de grout
- Injeção de poliuretano estrutural
- Injeção de gel acrílico
- Fibra de carbono
- Injeção de epóxi
Desafios no reforço do solo
Os planos de reforço do solo são sempre personalizados de acordo com a textura do solo e sua capacidade de suporte de carga. Devido à grande variedade de solos e cargas, os bioengenheiros enfrentam uma série de desafios durante o reforço do solo. Estes incluem:
Para aterros em fundações frágeis
Para aterros em fundações mais frágeis, como aeroportos próximos a solo arenoso, o maior desafio é reforçar o solo e estabilizá-lo.
Para encostas inclinadas
Camadas de geotêxtil são colocadas estrategicamente no terreno para tornar as encostas do solo mais íngremes. O objetivo é aumentar a resistência à tração do solo para minimizar deslizamentos ou rotações.
Para muros de contenção
Diferentes tipos de aplicações em muros de contenção são combinados com geotêxteis, como aterros no local para reforçar muros de suporte de solo. O geotêxtil oferece uma alternativa às tradicionais estruturas de concreto moldadas in loco para muros de contenção.
Estabilização do subleito
A resistência à tração do solo mole e orgânico é baixa. O custo inicial do aterro tradicional pode ser até 50% maior do que o custo do reforço do solo com geotêxteis. Os geotêxteis podem ser usados para distribuir a carga uniformemente no solo e minimizar o deslocamento de pequenas partículas. Portanto, os geotêxteis são uma alternativa de baixo custo às técnicas tradicionais de deslocamento do subleito, escavação seguida de substituição e estabilização química do solo.
Para reforçar a camada de base
A capacidade de suporte de carga do solo mole pode ser melhorada aumentando a resistência à tração do material da camada de base granular. O geotêxtil aumenta a resistência à tração do solo, aumentando sua capacidade de suporte de carga na estrutura da base granular. Uma estrutura de grade é comumente usada para reforçar a camada de base granular.
Geotêxteis são um método econômico para reforçar solos moles em áreas como lagoas, lagoas de lodo, etc. Os geotêxteis podem fortalecer solos moles, fornecendo alto suporte de tração e capacidade antideformação para suportar estruturas de construção e melhorar a qualidade do solo.