
Por que o concreto é tão utilizado na construção?
Se houvesse uma lista de características que tornam um material ideal para construção, o concreto preencheria a maioria dos requisitos. Na maioria das vezes, os construtores buscam resistência, preço acessível e versatilidade ao escolher um material para construção. É desnecessário dizer que o concreto é quase sempre a escolha perfeita.
O material não é tão econômico quanto a madeira, mas oferece recursos de segurança que a madeira não possui. Por outro lado, sua resistência não pode ser comparada à do aço, mas é muito mais barato que este.
É por isso que quem não quer abrir mão da funcionalidade e da qualidade opta pelo concreto na construção. A RFS Engenharia preparou uma lista de benefícios do uso de concreto em vez de qualquer outro material para lhe dar mais informações.
Custo-benefício do concreto
Muitos fatores tornam a construção em concreto altamente econômica para os construtores. Para começar, o custo de produção do material é relativamente baixo e ele é facilmente encontrado em todo o mundo, ao contrário de outros materiais, como polímeros e aço.
Além disso, ele é composto por matérias-primas como cimento, água e outros agregados prontamente disponíveis na maioria dos mercados. Além da acessibilidade e do baixo custo das matérias-primas, o concreto é mais barato porque oferece maior durabilidade e resiliência.
Sabemos o que você está pensando; qual a importância disso? Primeiro, a alta durabilidade leva a custos de manutenção e seguro mais baixos do que materiais de construção frágeis e combustíveis, o que significa que os construtores que utilizam concreto na construção civil gastarão menos com essas despesas.
Resistência e durabilidade
Ao buscar o material de construção ideal, resistência e durabilidade são os principais requisitos para manter a estrutura em pé por anos. Considerando esse ponto, o concreto é uma opção confiável para a maioria dos construtores.
O concreto pode ser usado em diversas aplicações no setor da construção civil, devido à sua resistência. Seja para projetos residenciais, comerciais ou industriais, as estruturas de concreto podem resistir ao teste do tempo.
Além disso, construir com concreto é muito fácil. Não existe uma “temperatura ideal” para a pega e o endurecimento do concreto. Ele simplesmente endurece e ganha resistência à temperatura ambiente.
Isso porque é naturalmente um material inorgânico aglutinado de baixa temperatura. Portanto, independentemente das condições climáticas, é possível construir usando concreto sem atrasar nenhum projeto.
Além disso, os construtores não precisam otimizar a temperatura no canteiro de obras, o que resulta em menos complicações e despesas durante todo o processo.
No entanto, em caso de condições climáticas extremas, o concreto pode ser misturado a outros componentes para ajudar na pega e no endurecimento sem problemas. No entanto, essa intervenção raramente é necessária, exceto em situações extremas.
- Junta elastomérica
- Injeção de grout
- Injeção de poliuretano estrutural
- Injeção de gel acrílico
- Fibra de carbono
- Injeção de epóxi
O concreto é facilmente moldado
Quando o concreto está em estado líquido, ele pode ser facilmente moldado e moldado em qualquer estrutura necessária. Isso o torna perfeito para formar formas e configurações complexas simplesmente despejando a mistura em um molde.
Além disso, o concreto também está disponível em diversas texturas. Portanto, ele pode ser usado para diversas finalidades, como criar uma superfície lisa ou texturizada, tornando-se um material essencial para qualquer finalidade.
Consumo de energia eficiente
Quando se trata de produção, o concreto requer muito menos energia do que o aço. Por exemplo, o concreto de cimento simples requer apenas 450-750 kWh/ton de energia, enquanto o concreto armado precisa de cerca de 800-3200 kWh/ton.
Por outro lado, o aço estrutural pode exigir mais de 8000 kWh/ton, consumindo dez vezes mais energia do que o concreto. Oferecendo quase a mesma durabilidade, o concreto é uma opção ideal para quem pretende economizar energia e reduzir sua pegada de carbono.
Além disso, também reduz o custo geral de produção e construção, o que proporciona um duplo benefício para os construtores.
Resistência à água
Comparado à madeira e ao aço, o concreto é mais resistente aos efeitos adversos da água. Embora produtos químicos presentes na água possam levar à erosão gradual do concreto simples e armado, o concreto pode ser submetido à erosão gradual.
No entanto, o material pode suportar água pura sem qualquer deterioração grave. Isso o torna ideal para a construção de estruturas de utilidades, como barragens, canais e tubulações. Além disso, também pode ser usado em estruturas subaquáticas e à beira-mar que serão expostas apenas à água pura.
No entanto, os construtores devem ter em mente produtos químicos como sulfatos, cloretos e dióxido de carbono, pois podem causar corrosão no concreto quando infiltrados na água.
Resistência à temperatura
O concreto é um composto inorgânico composto por componentes que o ajudam a suportar altas temperaturas sem perder sua resistência e eficiência. O principal ligante do concreto, o hidrato de silicato de cálcio, o ajuda a suportar temperaturas de até 910 graus Celsius.
Comparado ao aço e à madeira, o material é bastante resistente ao fogo. Ele armazena o calor do ambiente, resistindo a ele por cerca de 6 horas. Assim, em caso de incêndio, permite tempo suficiente para a chegada das operações de resgate.
Além disso, o material também é ótimo para proteger outros materiais contra incêndio, como o aço, para ser usado facilmente em aplicações de alta temperatura.
Versatilidade
O concreto pode ser aplicado por meio de diversos métodos na construção. Isso o torna uma solução acessível para praticamente qualquer trabalho de construção e reforço. Além de ser vazado e aplicado manualmente, também pode ser projetado, bombeado e grauteado.
Além disso, o concreto também é aplicado como concreto projetado por meio de uma técnica avançada que economiza tempo e esforço na construção de túneis e outras estruturas complexas.
Isolamento sonoro
O concreto possui propriedades impecáveis de isolamento acústico que o tornam a escolha certa para a maioria dos projetos residenciais e industriais. Ele pode bloquear o ruído externo e tornar os edifícios relativamente mais silenciosos em comparação com madeira e aço. Portanto, edifícios feitos de concreto são mais confortáveis e silenciosos para seus moradores.
Conclusão
A lista abrangente de benefícios mencionada acima mostra que o concreto é um material de construção superior em comparação com suas alternativas. Isso o torna uma solução ideal para a maioria dos projetos de construção.
No entanto, dependendo da natureza da estrutura, o material ideal pode variar. Os construtores consideram esses prós e contras ao escolher o material adequado para sua estrutura, com base na localização, no ambiente, nas necessidades do cliente e no orçamento.