
Gel acrílico em concreto: reparo e impermeabilização
A injeção de gel acrílico é uma das soluções mais inovadoras e eficientes para solucionar problemas de fissuras, vazamentos e deterioração em concreto. Neste artigo, a RFS Engenharia explica melhor as técnicas, vantagens e formas de aplicação deste método.
A técnica de injeção em concreto com gel acrílico surgiu como um método sofisticado e amplamente eficiente para o reparo, selamento e impermeabilização das construções. Apesar da robustez do concreto, ele é um elemento passível de sofrer com fissuras e deteriorações ao longo do tempo. Vários fatores podem afetar a saúde do concreto como a movimentação estrutural, variações térmicas, exposição a agentes externos agressivos e o próprio processo de cura do material.
Para solucionar as decorrências desses fenômenos, a injeção de gel acrílico penetra profundamente nas menores fissuras e porosidades da estrutura. Isso acontece porque este material, no momento de sua aplicação, tem uma viscosidade muito baixa, ou seja, ele escorre praticamente como água e é capaz de entrar mesmo nas menores cavidades. O gel acrílico cria então uma barreira flexível e estanque contra a infiltração de água, umidade e outros elementos contaminantes.
Desta maneira, a injeção de gel acrílico configura-se em uma solução de longo prazo para os problemas relacionados ao concreto, penetrando de forma profunda nas fissuras e rachaduras mais distantes, estreitas e de difícil acesso.
Continuando a salientar as características específicas do gel acrílico, sua viscosidade ultra baixa (novamente, muito perto do que seria a água) permite que o material entre em pontos de difícil acesso. À essa propriedade se junta sua natureza hidrofílica. Isto é, o gel acrílico tem afinidade com a água e, na relação com a umidade, se expande e preenche toda a cavidade a ser vedada.
Outro ponto a ser exaltado é a flexibilidade do gel acrílico. Embora chamem a atenção por sua aparência sólida e fortificada, grandes estruturas de concreto precisam ter uma mobilidade que garanta a estabilidade da estrutura. Essa movimentação, porém, pode ser um problema quando os materiais utilizados nos reparos da construção não são capazes de se moldar à essa dinâmica, o que não é o caso do gel acrílico.
A flexibilidade do gel acrílico permite que o material, uma vez injetado e já preenchendo as cavidades de forma impermeabilizante, consegue acompanhar as movimentações das estruturas em concreto sem prejuízo para sua capacidade de vedar os espaços e proteger a saúde da construção dos danos causados pela umidade.
Vantagens de se usar gel acrílico
Há uma ampla gama de vantagens técnicas associadas ao uso de gel acrílico. A primeira, como já estressamos neste artigo, é a penetrabilidade. As fissuras capilares do concreto dificilmente são preenchidas por materiais mais viscosos que o gel acrílico. Essa capacidade do material é especialmente importante para construções em concreto que precisam de uma proteção impermeável eficiente contra a passagem de água sob pressão.
Flexibilidade e adaptabilidade também são vantagens importantes no rol de benefícios adquiridos com a escolha do gel acrílico. Com essas propriedades se garante a capacidade de acomodação às movimentações dinâmicas das construções em concreto. O Boletim de Reparo de Concreto (CRB) do ICRI comumente aborda a necessidade de materiais flexíveis para a durabilidade de reparos no concreto e o gel acrílico sempre se encaixa bem neste aspecto.
Outro benefício prático é o tempo de gel ajustável. Como os formuladores de gel acrílico garantem que o tempo de reação até sua forma final seja ajustado no local de utilização, há a possibilidade de um controle exato de adaptação às condições específicas do local. Isso significa que é possível garantir a máxima eficiência de acordo com a temperatura, movimentação da estrutura, tamanho da fissura e exposição à água e à umidade.
Um outro benefício importante, e cada vez mais relevante no cenário da construção civil é que o gel acrílico é ecologicamente amigável. As formulações são à base d’água e, por isso, garantem menos impacto no meio ambiente e são mais seguras para os trabalhadores que farão a aplicação.