RFS ENGENHARIA

BLOG RFS

Parede de concreto com uma trinca
  • By rfsengenharia_acesso
  • 18 de maio de 2025
  • 0 Comment

Injeção de epóxi: conheça melhor esta técnica de reparo em concreto

Se você tem uma estrutura danificada por sobrecarga, impacto de veículos, instabilidade no solo ou qualquer outro evento pontual, pode ser interessante considerar o uso de injeção de epóxi para seus reparos estruturais. O método de injeção de epóxi é uma maneira fácil de reparar rachaduras em uma estrutura e funciona muito bem para aplicações horizontais, verticais e aéreas. Na RFS Engenharia temos evidências comprovadas de que a injeção de epóxi pode restaurar a integridade de uma estrutura, além de oferecer resistência à penetração de umidade. Consulte-nos para reparo de rachaduras por injeção de epóxi.

O método de injeção de epóxi tem um processo de aplicação bastante simples. Os materiais básicos necessários são: pasta de cobertura, bicos de injeção, equipamento de injeção e resina de injeção. O tipo de resina de injeção necessária varia de acordo com a profundidade das rachaduras estruturais. Normalmente, uma resina de injeção de epóxi é um material de baixa viscosidade, tolerante à umidade, de reação lenta e com alto módulo de elasticidade. Na RFS realizamos o diagnóstico do problema e as demandas de cada caso e nossa equipe pode ajudá-lo a selecionar a correta, bem como a quantidade ideal, para suas necessidades.

Processo de Injeção de Epóxi

O processo de injeção de epóxi começa com a aplicação de uma pasta de cobertura, que serve para selar a superfície da fissura e ajudar a unir os bicos de injeção ao concreto. Os bicos de injeção, que podem ser de montagem em superfície ou de montagem em soquete, são o meio pelo qual a resina epóxi será aplicada nas fissuras. Se você for realizar aplicações maiores, pode até considerar o uso de um coletor de bicos para facilitar a aplicação de epóxi. Também podemos ajudá-lo com dúvidas sobre o custo do reparo de fissuras por injeção de epóxi.

Após a aplicação da pasta de cobertura, a perfuração ou instalação dos bicos e a remoção de qualquer material solto e poeira de dentro das fissuras, a injeção de epóxi pode ser iniciada. A injeção de epóxi começa na porta mais baixa para aplicações verticais e na parte mais larga da fissura para aplicações aéreas ou horizontais. Os métodos de injeção variam dependendo do caso e dos equipamentos utilizados. O epóxi levará no mínimo 12 horas para curar e não curará em temperaturas muito baixas ou muito lentamente em temperaturas abaixo de 10°C. 

Após a cura do epóxi, os bicos podem ser removidos e a pasta de cobertura pode ser lixada. Em muitos casos, a superfície pode até ser revestida para remover qualquer evidência visual de fissuras.

Existem alguns métodos que os inspetores podem usar para verificar se o processo de injeção de epóxi foi eficaz e é suficiente para reparar os danos estruturais. Na RFS Engenharia, teremos o maior prazer em explicar esse processo com mais detalhes e fornecer evidências científicas da validade desse método. Claro, se você estiver pronto para começar a reparar danos estruturais imediatamente, esperamos que venha até nós para obter alguns dos melhores epóxis de alta qualidade disponíveis no mercado. Temos certeza de que você ficará satisfeito com os produtos que fabricamos e se sentirá confortável em nos contratar para todas as suas necessidades, seja para um projeto de construção profissional ou para uma reforma residencial.

Saiba mais sobre estes temas:

Quando a injeção de epóxi é recomendada?

O processo de injeção de epóxi em concreto consiste em aplicar a resina nas fissuras e lacunas a serem preenchidas para restaurar a integridade estrutural da construção feita em concreto.

Amplamente usado na construção, o concreto é suscetível a fissuras e avarias com o passar do tempo. Injetar epóxi para corrigir essas falhas em estruturas como paredes, pisos e fundações aumentam a durabilidade da construção.

A injeção de epóxi é uma tecnologia utilizada em diversos setores para uma ampla variedade de aplicações. É um elemento importante do processo de moldagem por injeção, que consiste em injetar um material fundido em uma cavidade cilíndrica e permitir que ele tome forma ou forme um produto. Esse método se tornou cada vez mais popular devido à sua rapidez e precisão.

Uma das principais vantagens da injeção de epóxi é que ela oferece propriedades de resistência superiores às de outros métodos tradicionais. As resistências ao impacto, à tração e à compressão são todas maiores quando se utiliza a injeção de resina em comparação com técnicas convencionais, como soldagem ou brasagem. Além disso, essa técnica pode ser utilizada para preencher vazios ou estancar vazamentos em diversas condições de solo, sem causar impacto significativo no meio ambiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quero solicitar um orçamento