
Como reparar trincas e rachaduras em concreto
As rachaduras em concreto são problemas que vão além da estética. Muitas vezes eles podem indicar falhas estruturais graves. No entanto, é possível consertá-las de várias formas diferentes, como a RFS Engenharia mostrará neste artigo.
Há muitos motivos pelos quais o concreto rachado repentinamente se torna um problema. Saber por que a rachadura ocorreu é o primeiro passo para consertá-la adequadamente e garantir sua durabilidade.
Alguns possíveis motivos são listados abaixo:
Concreto despejado com muita água.
A laje secou muito rápido.
Mistura de resistência errada.
Preparação insuficiente do solo antes de despejar a mistura
Algo pesado foi colocado sobre o concreto
Expansão ou retração térmica
Todos esses motivos, e muitos outros, podem levar a rachaduras e trincas. Às vezes, é algo que poderia ter sido evitado e, às vezes, é simplesmente a circunstância (clima, temperatura, peso aplicado sobre o concreto, etc.).
Tipos de Trincas
Para saber qual método corrigirá melhor o seu concreto, primeiro você precisa identificar o tipo de trinca que você tem. Identificar o concreto rachado economizará tempo e dinheiro, portanto, preste atenção ao que você observa.
Trincas capilares: São pequenas rachaduras na superfície do concreto. Elas podem aumentar com o tempo, criando riscos, áreas para o crescimento de vegetação ou piorando a qualidade do seu concreto.
Trincas por Retração: esses tipos de problemas com concreto rachado ocorrem quando o concreto está secando. Enquanto a substância está em seu estado plástico, a água sai da mistura, às vezes deixando lacunas. Assim que o concreto solidifica, essas lacunas permanecem e criam rachaduras profundas. Você pode resolver esse problema monitorando a temperatura, o teor de água e usando juntas de controle.
Trincas de Expansão: Assim como você aprendeu na aula de ciências, onde há calor, há expansão, como quando uma porta se fecha repentinamente em um dia quente. Concreto trincado, neste caso, é causado pela expansão do concreto contra outra superfície dura, criando uma pressão significativa.
Rachaduras por Assentamento e Recuo: essas rachaduras ocorrem porque o solo sob o concreto está afundando ou foi congelado e acumulado com gelo. O afundamento ou o congelamento da terra sob o concreto causam rachaduras no concreto.
Rachaduras Estruturais: podem ser causadas por sobrecarga no concreto (colocando algo muito pesado sobre ele para a mistura específica). Rachaduras estruturais profundas são perigosas e devem ser tratadas imediatamente.
Conheça os métodos oferecidos na RFS:
- Junta elastomérica
- Injeção de grout
- Injeção de poliuretano estrutural
- Injeção de gel acrílico
- Fibra de carbono
- Injeção de epóxi
Consertando seu Concreto Rachado
Considerando como seu concreto pode rachar, é melhor se preparar com um reparo confiável. Mesmo que uma parte do concreto rachado não esteja causando problemas agora (o problema está causando perigos, vazamentos, danos estruturais e assim por diante), na verdade, a rachadura não se reparará sozinha. É melhor resolver o problema o quanto antes para evitar um trabalho mais significativo.
Usar uma injeção em concreto para rachaduras é a principal maneira de corrigir rachaduras finas, rachaduras estruturais e rachaduras de expansão. Se o concreto rachado for devido à retração ou for muito grande, é melhor chamar um profissional para um reparo adequado.
Como saber qual material de injeção funcionará melhor para o seu concreto trincado? A verdade é que vários tipos de materiais funcionam. A resina epóxi e o poliuretano, por exemplo, se ligam à rachadura, selando-a de frente para trás e exigem baixa pressão.
Epóxi: Esses materiais para injeção de fissuras vêm em uma ampla gama de consistências, desde uma pasta espessa até uma substância fina. A escolha da consistência depende do tamanho da fissura; para fissuras maiores, o uso de uma substância pastosa oferecerá mais controle. A grande vantagem do uso de misturas epóxi é a resistência. O epóxi é uma substância sólida que pode tornar o concreto fissurado mais resistente a longo prazo, quando injetado corretamente. As desvantagens? O epóxi demora muito para endurecer, deixando-o suscetível a vazamentos se não for manuseado corretamente.
Poliuretano: O poliuretano vem em uma substância semelhante à espuma. Ele endurece rapidamente, reduzindo a possibilidade de vazamentos e danos adicionais. O poliuretano também é um retardante de água, protegendo seu projeto contra o temido problema de água.